8 DICAS DE CUIDADOS COM SEU PET NO INVERNO

Os animais têm pouco problema com o frio e geralmente gostam das baixas temperaturas. Os cães têm mais disposição e o inverno é um ótimo período para estimular a prática de exercícios físicos. A preocupação deve ser com os filhotes e com os animais idosos, que sentem mais frio e têm maior probabilidade de contraírem doenças típicas da época.

É preciso prestar atenção em detalhes como mudança no comportamento, roupinhas, banho e local de dormir. Leia as 8 dicas que preparamos para cuidar melhor do seu bichinho no inverno:

1. Tosa: Se o cãozinho faz atividades regulares e não tem problemas de saúde, mantenha a rotina da tosa. No caso de cães muito idosos ou que ficam ao relento, aproveite a proteção natural do animal e evite tosas muito baixas.

2. Roupinhas: animais que estão em constante movimento e fazendo exercícios não precisam de roupas. No blog da Granvita preparamos um texto específico para o uso de roupinhas nos animais. Confira!

3. Local de dormir: Alguns cães, mesmo tendo sua própria casinha, preferem ficar ao relento. Prenda esses animais em locais fechados nos dias de chuva ou frio intenso. Proteja a caminha do animal do frio colocando algum revestimento de borracha ou estrado evitando o contato direto com o chão. Para os gatos, utilize os arranhadores com toca, eles adoram.

4. Comportamento: Seu animal é sempre muito animado e de repente está quieto e apático. Fique sempre atento às mudanças de comportamento.

5. Banho: Diminua a frequência de banhos no inverno que, de preferência, devem ser com água morna e não molhe o animal nos dias mais frios. Seque-o bem após o banho e não deixe que ele saia no rua até, no mínimo, 30 minutos depois.

6. Vacinas: As pneumonias são mais comuns no inverno e nos gatos e cães elas podem ser bacterianas, o que é ainda mais grave. Esteja com as vacinas sempre em dia e evite aglomerações com grande quantidade de animais. No frio é mais comum contrair traqueobronquite infecciosa canina, conhecida também como tosse dos canis. A doença é altamente contagiosa e é mais perigosa para animais idosos ou filhotes. Para passear, prefira os horários com mais sol.

7. Exercícios: Estimule os cães a fazerem execícios, o frio é um ótimo período para isso. Em casa utilize brinquedos. Eles podem comer um pouco mais de ração do que o normal por causa dos exercícios, mas não é necessário um reforço na alimentação e acompanhar o peso do animal é algo que precisa ser feito em qualquer estação. O sobrepeso é um problema sério que pode causar doenças cardiovasculares e na coluna.

8. Escovação: aumente a frequência de escovação do animal para pelo menos três vezes por semana. Eles tendem a se lamber mais no frio e acabam engolindo mais pelos que formam bolas no estômago, o que pode acarretar nos gatos constipação intestinal, conhecida também como “prisão de ventre”. Nos cães, previne a formação de nós que leva a lesões de pele.

Fonte:
Webanimal: http://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?menu=inverno.htm

Veja São Paulo: http://vejasp.abril.com.br/materia/alexandre-rossi-dica-pet-inverno

Dieta da pipoca – Veja como esse petisco pode lhe ajudar a emagrecer
Dúvidas sobre o sinal de Tv digital ?

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *