Lista com 11 alimentos contra diabetes – Cuide-se comendo!

Saber quais são os alimentos contra diabetes é imprescindível para as pessoas que necessitam prevenir ou tratar esta doença de uma forma natural, ou seja, sem qualquer tipo de efeito nocivo ao organismo.

Para saber quais são eles e porque esses alimentos consistem em poderosos aliados no combate a esta doença que afeta milhões de pessoas em todo mundo, confira nosso post!

Alimentos contra diabetes – Saiba quais são eles!

1 – Aveia

Por se tratar de um alimento rico em fibras, a aveia consiste numa poderosa aliada na prevenção e tratamento do diabetes, promovendo uma verdadeira faxina no organismo quanto à eliminação do excesso de gordura e açúcar.

2 – Farinha de linhaça

A farinha de linhaça também é rica em fibras, sendo um dos itens mais recomendados pelos médicos no que diz respeito à diminuição dos níveis de glicose no sangue e também com relação à perda de peso.

3 – Peixes de água fria

Os peixes de água fria, tais como salmão, sardinha, atum e bacalhau, não poderiam deixar de integrar esta lista de alimentos contra diabetes.

Eles possuem grandes quantidades de ômega 3 e a chamada “gordura boa”, ou seja, aquela que contribui para o aumento do colesterol benéfico (e necessário) para o organismo, o HDL. Este fator favorece o equilíbrio da glicose no sangue.

4 – Abacate

Poucas pessoas sabem disso, mas o abacate é reconhecidamente outro dos alimentos muito eficazes para evitar os picos glicêmicos na corrente sanguínea.

A razão disso é que esta fruta, além de possuir gorduras boas, também auxilia na percepção da saciedade e contribui para a digestão.

5 – Canela

Esta especiaria muito utilizada no preparo de chás e também em alguns pratos culinários, é outro dos alimentos muito recomendados para o tratamento de diabetes.

Isso ocorre graças ao polifenol MHCP, substância que desempenha um papel essencial para o equilíbrio dos níveis de glicose no organismo.

6 – Batata doce

Ao contrário do que muitos pensam, a batata doce é considerada uma das grandes aliadas no auxílio ao tratamento de diabetes.

Este alimento contém baixo índice glicêmico, o que contribui para diminuir a velocidade com a qual o açúcar é absorvido pelo organismo.

Além disso, a batata doce também facilita a percepção da saciedade e favorece a perda de peso, já que ela é rica em fibras.

7 – Maçã

A maçã, uma das frutas mais consumidas em todo mundo, também é apontada como uma importante aliada no controle do diabetes, sendo responsável por manter as taxas de glicemia equilibradas e também por atuar na redução do colesterol ruim, o LDL.

8 – Alimentos integrais

Uma das ações mais urgentes a serem adotadas por pessoas que sofrem de diabetes ou até mesmo por aquelas que desejam prevenir esta doença, consiste em substituir os alimentos refinados pelos integrais. Isso vale para o arroz, macarrão, bolos e massas em geral.

Tanto nos supermercados quanto nas lojas de produtos naturais, as farinhas integrais são facilmente encontradas e certamente fazem uma diferença enorme nas taxas glicêmicas.

9 – Oleaginosas

Além de atuarem na prevenção e tratamento do diabetes, as chamadas oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas etc.), favorecem a redução do colesterol ruim e também protegem o coração.

10 – Berinjela

A berinjela se apresenta como um dos alimentos contra diabetes considerados mais eficazes tanto no combate a esta doença quanto também do colesterol, favorecendo a eliminação do excesso das gorduras e açúcares contidos na corrente sanguínea.

11 – Farinha do maracujá

Esta farinha tem sido apontada como uma das melhores opções quanto ao tratamento natural do diabetes.

Além de controlar os níveis de açúcar no sangue, ela é muito eficaz na diminuição do colesterol e contribui para o emagrecimento.

É importante ressaltar que o consumo desses alimentos contra diabetes não dispensa a necessidade de acompanhamento médico regular e a realização de exames laboratoriais.

Dicas para manter sua saúde firme e forte no Outono!
10 Dicas de Presentes para o Dia das Mães!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *