Viciado em café? Veja os benefícios e os malefícios deste grão!

Não é novidade que esta bebida consiste em um dos itens mais consumidos em todo mundo.

Entretanto, para não causar prejuízos à saúde, é indispensável saber quais são os malefícios e os benefícios do café.  Para conhecer com mais detalhes sobre este assunto, basta acompanhar nosso post!

benefícios e malefícios do café

Afinal, quais são os malefícios e os benefícios do café?

Malefícios do café

Provoca problemas gástricos

Um dos principais (e mais conhecidos) malefícios causados pelo café consiste no fato de ele provocar diversos tipos de problemas gástricos, tais como gastrite, úlceras e refluxo.

Isso se agrava sobretudo quando o café é ingerido puro e em jejum, já que o estômago fica totalmente vulnerável aos ácidos contidos nesta bebida.

Causa desidratação

Outra desvantagem com relação ao consumo de café é que ele favorece a ocorrência da desidratação, já que esta bebida possui ação altamente diurética.

Aumenta a pressão arterial

O café ingerido em excesso constitui em um grande fator de risco para o aumento da pressão arterial.

Devido às substâncias estimulantes deste grão, ele provoca arritmias cardíacas, aumentando inclusive os riscos de infarto.

Causa osteoporose

Pelo fato de a cafeína dificultar a absorção do cálcio pelo organismo, o café é considerado um dos principais inimigos da saúde dos ossos e dos dentes, aumentando os ricos de osteoporose.

Prejudica o sistema nervoso

Ao contrário do que muitos pensam, embora o café seja uma bebida estimulante, as substâncias contidas neste grão aumentam os níveis de ansiedade, agitação, dor de cabeça, insônia etc.

Aumenta o colesterol ruim

Outro fator com relação aos malefícios do café é que ele aumenta os níveis de colesterol ruim, conhecido como LDL.

Causa dependência

Ainda em se tratando das desvantagens quanto ao consumo exagerado de café, outra delas diz respeito ao fato de ele causar dependência, fazendo com que as pessoas sintam terríveis desconfortos quando não ingerem esta bebida nas quantidades com as quais estavam acostumadas.

Benefícios do café

Favorece o raciocínio

Diversos estudos demonstram que o consumo moderado e regular de café contribui para aumentar a velocidade do raciocínio.

Isso ocorre porque a cafeína, uma das principais substâncias deste grão, é responsável por aumentar as sínteses neurais, fazendo com que a mente seja altamente estimulada.

Favorece o humor

Em decorrência dos processos ocorridos no cérebro, o consumo de café também contribui para o bom humor, fazendo com que esta bebida seja mundialmente reconhecida como um poderoso estimulante.

Previne o câncer

Pelo fato de o café ser muito rico em antioxidantes, diversas pesquisas apontam que ele atua na prevenção do câncer e demais doenças relacionadas à ação dos radicais livres no organismo.

Auxilia no processo de emagrecimento

Quando se trata em saber dos malefícios/benefícios do café, é impossível desconsiderar a informação de que esta bebida auxilia no processo de emagrecimento, já que ela possui ação diurética e antioxidante, estimula a geração de energia pelo corpo e acelera o metabolismo.

Favorece o aprendizado e a concentração

Em virtude de o café contribuir para as atividades cerebrais, ele também facilita o aprendizado e a concentração, sendo por este motivo muito consumido durante os momentos de trabalho ou estudo.

Estimula a digestão

Poucas pessoas sabem disso, mas a principal razão para que o café seja tão consumido após o almoço reside no fato de ele contribuir para a digestão.

Além desta bebida facilitar as movimentações gastrointestinais, ela também evita aquela famosa “preguiça” depois das refeições, fazendo com que as pessoas retomem suas atividades com muito mais disposição.

Como é possível perceber, a linha que divide os malefícios/benefícios do café é muito tênue, sendo determinada principalmente pela quantidade ingerida desta bebida. Portanto, conforme recomendam diversos especialistas, o mais indicado é consumi-la com moderação.

Ataque Cardíaco – Você sabe evitar? Você precisa ler isto agora!
Penteados Passo a Passo – Os penteados mais fáceis para você fazer em casa e sem precisar de ajuda

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *