Como limpar os móveis de forma rápida e sem correr o risco de danificá-los? Confira essas dicas

Saber como limpar os móveis de forma rápida é essencial para fazer os serviços domésticos em menos tempo, aproveitando essas horas que sobram para ter preciosos momentos de lazer.

5 dicas de como limpar os móveis de forma rápida

1 – Defina os produtos certos

O primeiro passo para deixar os móveis sempre limpos e com cara de novos, é definir os produtos certos para cada tipo deles.

Por exemplo, móveis de madeira escura requerem certos tipos de produtos, enquanto que móveis de madeira clara ou opaca necessitam de outro tratamento.

Faça pesquisas na internet e no supermercado (pela verificação de rótulos) e tenha sempre em casa os produtos adequados para cada tipo de móvel.

Além de facilitar a limpeza, esses produtos mantêm a conservação das peças.

Melhores produtos para aço inoxidável – detergente neutro, sabão neutro e removedores à base de amônia.

Todos esses itens devem ser diluídos em água morna e aplicado com um pano umedecido ou esponja macia;

Melhores produtos para madeira envernizada: lustra-móveis. Deve ser aplicado com um pano após ser passado um pano úmido no móvel para remoção da poeira;

Melhores produtos para madeira forrada com fórmica: álcool e saponáceo líquido. Tais produtos devem ser misturados com água e aplicados com um pano úmido;

Melhores produtos para madeira encerada ou crua: cera incolor em pasta. Deve ser aplicada com uma flanela seca após remoção da poeira do móvel com um pano seco. Depois que a cera secar, deve-se lustrar o móvel com uma flanela seca;

Melhores produtos para vidro: álcool, detergente neutro e vinagre de maçã. Todos esses produtos devem ser diluídos em água e aplicados com pano ou esponja;

Melhores produtos para mármore ou granito: detergente ou sabão neutro diluídos em água. Obs.: não é recomendado usar saponáceos;

Melhores produtos para acrílicos: detergente neutro, álcool e vinagre de maçã. O detergente e o vinagre de maçã devem ser diluídos em água morna. O álcool deve ser aplicado com pano seco.

2 – Tenha panos apropriados

Os panos apropriados são tão necessários quanto os produtos. Para evitar danos nos móveis, é essencial optar por panos macios e que não soltem pelos.

O ideal é utilizar flanelas (aqueles pequenos panos de cor alaranjada) encontradas nos supermercados.

3 – Conte com o aspirador de pó

Principalmente no caso de sofás em tecido, a melhor alternativa para uma limpeza rápida e eficaz é utilizar o aspirador de pó. Esse procedimento deve ser feito pelo menos 2 vezes por semana.

Com o acúmulo de poeira, o sofá fica mais propenso aos ácaros, o que poderá causar diversos problemas como alergias, irritações na pele etc.

Além de passar o aspirador, a cada 2 meses é recomendável fazer uma limpeza no estofado utilizando vinagre de maçã e água.

4 – Utilize porta copos

Para evitar que os móveis de madeira ou em aço inoxidável fiquem manchados com o fundo dos copos com líquidos colocados sobre eles, uma dica interessante é utilizar porta-copos de silicone.

Além de evitar as manchas, esse simples cuidado faz com que os móveis fiquem limpos por mais tempo e não seja exigida alta quantidade de produto para limpá-lo e conservá-lo.

5 – Um cômodo por dia

Para que os móveis fiquem sempre limpos e com aparência de novos, a melhor indicação é cuidar de um cômodo por dia, observando cada detalhe da limpeza e conservação, tais como portas de guarda-roupas e armários, dobradiças, puxadores etc.

Com todas essas dicas, você gastará menos tempo com as tarefas domésticas e conseguirá aproveitar muito mais os momentos de folga.

Meu filho nunca dorme – Dicas para as crianças e você terem uma excelente noite de sono!
Páscoa feliz sem gastar muito. Receitas de ovo de páscoa caseiro e deliciosos para fazer e presentear sua família.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *