Usa óculos? Quer manter ele sempre limpinho e longe de arranhões? Veja estas dicas.

Quem usa óculos sabe muito bem como é importante que eles estejam bem limpos e sem aqueles desagradáveis arranhões que prejudicam a visão e chegam a dar dor de cabeça.

Para saber como evitar que eles fiquem sujos e prevenir o surgimento desses arranhões nas lentes, basta seguir essas dicas.

1 – Não deixar os óculos em qualquer lugar

Para manter os óculos limpos e sem arranhões é indispensável que, nos momentos em que eles não estiverem sendo usados, eles sejam guardados na sua respectiva caixa ou capinha (aquelas entregues pela ótica).

Essa simples ação de guardar os óculos evita que as lentes acumulem poeira, gotículas de líquidos e até mesmo gordura (quando os óculos são deixados na cozinha ou na sala de jantar). Esse cuidado também deve ser estendido ao guardar os óculos em bolsas, sacolas e no carro.

Além de manter as lentes limpas por mais tempo, a capinha ou caixa protege os óculos dos arranhões que muitas vezes são ocasionados pelo contato com as superfícies e objetos.

2 – Ter um kit de limpeza para óculos

Além de ter a vantagem da durabilidade, o kit de limpeza para óculos é imprescindível para limpar, evitar arranhões e conservar as lentes por muito mais tempo. Esse kit deve ser composto por:

  • Uma pequena bolsa ou estojo para armazenar os itens;
  • Spray próprio para a limpeza de óculos (lentes e armações);
  • Esponjinhas pequenas e bem macias;
  • Flanelas próprias para óculos (que sempre deverão estar bem limpas).

3 – Guardar os óculos fora do alcance de crianças

Além de deixar os óculos guardados na caixa ou capinha, ele deverá ser colocado em locais que estejam fora do alcance de crianças, principalmente as menores.

Ao ver os óculos, muitas vezes os pequenos desejam brincar e acabam riscando e sujando as lentes ao não tomarem os devidos cuidados com eles.

Por isso, para quem tem crianças pequenas, é indicado colocar os óculos sempre em um lugar alto ou em um local onde elas não tenham acesso, como por exemplo, dentro do guarda-roupa.

4 – Evitar pegar os óculos pela lente

Embora simples, esse cuidado faz toda diferença para manter os óculos limpos por mais tempo. Ao invés de pegá-los pela lente (o que provoca o aspecto embaçado, manchas e demais sujidades), o ideal é ter o hábito de sempre pegá-los pelas hastes, evitando ao máximo o contato dos dedos com as lentes.

5 – Lavar as lentes com detergente

Além de limpar as lentes com um spray próprio para o cuidado com os óculos, é fundamental, ao menos uma vez por semana, lavá-los com detergente neutro e água, utilizando uma esponjinha bem macia.

Após a lavagem, os óculos podem secar naturalmente, de preferência em um local com luz solar ou enxugados com uma toalha seca e limpa.

6 – Fazer ajustes

Ao perceber desconfortos quanto ao uso dos óculos, principalmente com relação às hastes, é essencial ir até uma ótica e solicitar o ajuste.

O motivo disso é que quando as hastes estão desajustadas naturalmente as chances de contato das lentes com os dedos (na tentativa de ajustá-lo ao rosto) são maiores, fazendo com que as lentes sujem com maior frequência.

Esse ajuste é feito na hora e caso a pessoa já seja cliente da ótica, não é cobrado nada pelo serviço.

Com todas essas dicas de cuidados com os óculos fica muito mais fácil mantê-los limpos, sem arranhões e aumentar a durabilidade.

Vale ressaltar que esses mesmos cuidados podem (e devem) ser aplicados com relação aos óculos de sol, garantindo uma visão perfeita em todos os momentos do dia.

Cooktop – O que é, como funciona e qual o melhor balcão para este produto?
5 ideias baratas para decorar as paredes do quarto das crianças

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *