Meu filho nunca dorme – Dicas para as crianças e você terem uma excelente noite de sono!

Dormir bem é um dos pilares da saúde. No caso das crianças essa necessidade é ainda maior, já que as noites bem dormidas estão relacionadas ao desenvolvimento físico e à capacidade de aprendizado.

Para saber como deixar a noite dos pequenos (e a sua) mais revigorante, confira nosso post.

Dicas para uma revigorante noite de sono

1 – Atenção com o celular

Um dos principais inimigos de uma excelente noite de descanso é o celular e demais equipamentos eletrônicos como tablets, que fazem com que as crianças não consigam o relaxamento mental essencial antes de dormir.

Por isso, é necessário evitar o uso de celulares e tabletes uma hora antes de dormir. Nesse momento, os pais devem ser firmes com os pequenos, fazendo com que aos poucos eles adquiram esse hábito.

2 – Estimular a leitura

Ler é uma das melhores maneiras de ter uma noite de sono relaxante. Basta reservar cerca de 30 minutos para ler historinhas infantis aos pequenos e também considerar esse mesmo período para os adultos.

Vale ressaltar que essas leituras devem ser relaxantes, leves e com assuntos que favoreçam boas emoções.

Além de proporcionar um sono de maior qualidade, a leitura contribui para o desenvolvimento intelectual das crianças, fazendo com que elas cultivem esse hábito a vida toda.

3 – Estabelecer um horário fixo para dormir

Por trás da suposta “preguiça” que as crianças sentem pela manhã pode estar o simples fato de elas dormirem mal.

De acordo com médicos e especialistas que estudam os benefícios do sono no nosso organismo, uma das regras básicas para um descanso revigorante é estabelecer horários fixos para dormir e levantar, fazendo com que o corpo repouse a quantidade de horas suficientes para acordar com disposição.

4 – Ingerir alimentos leves

Tanto para crianças quanto para adultos, o recomendável é evitar alimentos pesados ou muito calóricos após às 19h.

O motivo é que quando consumimos esses alimentos próximo da hora de dormir, o corpo precisará trabalhar bastante no processo digestivo, comprometendo o descanso.

Horas antes de deitar o ideal é optar por alimentos como frutas, leite morno e chás relaxantes.

5 – Banho quente

Sobretudo no caso das crianças menores, uma excelente maneira de favorecer o sono é um banho quente. A água nessa temperatura proporciona uma agradável sensação de relaxamento.

No caso de crianças que sofrem maiores dificuldades para dormir, recomenda-se banhos relaxantes com infusão preparada com flor de camomila em erva.

Consequências da falta de sono

Noites mal dormidas são mais prejudiciais que as pessoas imaginam. Entre as principais consequências delas, estão:

Baixo aprendizado

É fato: crianças que dormem mal aprendem menos.

A diminuição da capacidade de foco, memorização e atenção provocada pela falta de sono faz com que os pequenos tenham um baixo desempenho escolar ou até mesmo apresentem comportamentos agressivos.

Quadros de ansiedade

Crianças que dormem mal tendem a ser mais ansiosas. Um estudo realizado pela Universidade de Helsinki, na Finlândia, mencionou que crianças que dormem pouco são propensas a apresentar os mesmos sintomas/comportamentos de crianças que sofrem com o TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade.

Redução das defesas imunológicas

O sono é essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico, já que durante essas horas de descanso o organismo produz uma série de substâncias benéficas para a saúde.

Isso significa que crianças que dormem mal são suscetíveis à baixa imunidade, fazendo com que elas estejam propensas a gripes, resfriados, alergias, infecções de garganta, viroses etc.

Para evitar essas consequências é fundamental que crianças e adultos invistam na qualidade do sono por meio de hábitos simples que farão toda diferença.

8 maneiras de pendurar o quadro sem furar a parede
Como limpar os móveis de forma rápida e sem correr o risco de danificá-los? Confira essas dicas

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *