Mais de 15 formas de usar plantas na decoração da sua casa – Veja exemplos!

São muitas as formas de usar plantas na decoração. Entanto, algumas delas são especialmente criativas, deixando os ambientes acolhedores e revigorantes.

Conheça mais de 15 formas de usar plantas na decoração da sua casa

Recanto para leitura

Para desfrutar do prazer da leitura, nada melhor que reservar um espaço em casa, seja na sala ou no quarto, especialmente dedicado para esses momentos. E na decoração desse local, é apropriado utilizar um ou mais vasos com plantas.

Podem ser usados vasos pequenos em prateleiras e móveis ou vasos maiores próximos à poltrona de leitura.

Banheiros

Para quebrar um pouco o gelo de um ambiente neutro como o do banheiro, uma excelente alternativa é utilizar plantas na decoração, contribuindo para aumentar a sensação de refazimento após o banho.

Cozinha

A cozinha ganha um ar todo especial com plantas, fazendo com que o ambiente fique aconchegante, ideal para o preparo das refeições e até mesmo para colocar a conversa em dia com familiares e amigos.

Na cozinha, além das plantas decorativas, uma ótima opção é utilizar pequenos vasos com plantas comestíveis/aromáticas, tais como manjericão, alecrim, orégano, salsinha etc.

Quarto

Para favorecer noites de sono revigorantes, uma dica é ter plantas na decoração do quarto. Sejam vasos pequenos, médios ou grandes, desde que bem harmonizados com o ambiente, eles deixarão o quarto leve e propício para o merecido descanso.

Quintal e áreas com churrasqueira

Embora o quintal seja um ambiente predominante verde, saber algumas formas de usar plantas na decoração da sua casa de maneira criativa valoriza o local, deixando-o ainda mais agradável para descansar e receber convidados para um churrasco.

Varandas

Seja em casas ou apartamentos, a presença de plantas é fundamental para deixar as varandas mais bonitas e receptivas.

Cuidados especiais ao ter plantas em casa

Além de conhecer as formas de usar plantas na decoração, é imprescindível saber quais cuidados adotar para mantê-las sempre bonitas e sobretudo evitar alguns inconvenientes. Esses cuidados são:

Evitar água parada

Não é novidade que o perigoso mosquito da dengue adora água parada. Por isso, ao ter vasos com plantas em casa, é fundamental evitar que a água se acumule no vaso ou nos pratinhos que ficam na base dele.

Os vasos sempre devem ser preenchidos com terra e os pratinhos com areia, evitando que, ao molhar as plantas, a água se aloje ali por muito tempo.

Molhar as plantas adequadamente

E por falar em molhar as plantas, é preciso ressaltar que cada uma delas possui uma característica especial quanto à frequência e quantidade de água com a qual elas devem ser molhadas.

Ao escolher as plantas para compor a decoração da sua casa ou apartamento, é necessário pesquisar sobre a melhor forma de molhá-las e também a quantidade de luz que elas devem receber. Isso fará com que elas fiquem viçosas por muito mais tempo.

Em caso de viagem, pedir que alguém cuide das plantas

Ao sair de casa por vários dias, o ideal é pedir a ajuda de um amigo, parente ou vizinho de confiança para molhar as plantas. Do contrário, sem água e sem luz solar, elas certamente irão morrer.

Utilizar adubos orgânicos

O uso de adubos orgânicos é outra excelente opção para manter a beleza das plantas. Esses adubos podem ser encontrados em lojas especializadas ou também preparados em casa.

Colocá-las em ambientes arejados

Ao utilizar as plantas na decoração, é importante atentar-se para posicioná-las próximas a locais arejados, como áreas ao ar livre, portas, janelas etc.

Ao saber todas essas formas de usar plantas na decoração da sua casa, os ambientes ganharão muito mais vida e ainda favorecerá a purificação do ar.

Vantagens de usar móveis brancos na decoração + Exemplos Lindos
8 maneiras de pendurar o quadro sem furar a parede

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *