6 sinais de que seu filho pode estar com problemas auditivos.

Compreender alguns sinais de que seu filho pode estar com problemas auditivos é essencial para iniciar o tratamento imediatamente, considerar o uso de um aparelho e evitar que tal situação traga complicações.

Para saber quais são esses sinais, confira nosso post.

Principais sinais de que seu filho pode estar com problemas auditivos

1 – Baixo nível de atenção

O baixo nível de atenção em casa, na conversa com familiares e principalmente na escola consiste em um dos principais sinais de que seu filho pode estar com problemas auditivos.

É comum que os professores se queixem com os pais sobre a falta de atenção das crianças na aula, mencionando que eles não conseguem aprender o conteúdo e não respondem a perguntas, diminuindo também o desempenho escolar.

Essa queda do desempenho escolar geralmente ocorre em todas as matérias.

Outra característica é que as crianças com dificuldades de ouvir evitam trabalhos em grupo, apresentações e demais atividades na escola.

2 – Irritação constante

Crianças que se apresentam irritadas constantemente devem ser observadas com cuidado pelos pais.

Muito além de problemas emocionais, essa falta de paciência pode estar relacionada à dificuldade de ouvir e de compreender o mundo externo.

Crianças com problemas de audição tendem também a serem mais ansiosas, podendo descontar essa ansiedade principalmente na comida.

Ao notar esse sinal, é importante que os pais busquem ajuda imediatamente, de um especialista na área, que é um otorrinolaringologista e também de um psicólogo, fazendo com que a criança esclareça o que está ocorrendo.

3 – Dificuldades para falar

Entre os sinais de que seu filho pode estar com problemas auditivos, as dificuldades para falar é outro dos principais.

Devido a possíveis problemas para ouvir, é natural que os pequenos não saibam exatamente até que ponto a voz deles está sendo compreendida e eles próprios podem ter dificuldades em ouvir a própria voz.

Quando notar que seu filho está apresentando dificuldades na fala que estejam além do normal, também é recomendado levá-lo a um fonoaudiólogo e a um otorrinolaringologista, tirando todas as dúvidas quanto às causas do problema.

4 – Não identificação de perigos

Esse é um dos mais perigosos sinais de que seu filho pode estar com problemas auditivos. Devido a alterações ou diminuição da capacidade de ouvir, as crianças não conseguem identificar barulhos de carros, motos, bicicletas etc. aumentando os riscos quanto a atropelamentos ou acidentes domésticos.

5 – Assistir TV com volume alto

Quando a criança só consegue assistir TV com o volume além do normal, é um forte indício de que seu filho está com dificuldades auditivas, sendo recomendado uma consulta médica.

Além da TV, ao ouvir música, mexer no celular ou no notebook com volume elevado para ver vídeos, a criança também demonstra uma diminuição da capacidade de ouvir, sendo motivo de atenção para os pais.

6 – Dificuldades no convívio familiar e social

Devido à irritação, dificuldades para falar, baixa atenção e demais fatores, é natural que a criança apresente problemas no convívio familiar e social, buscando um isolamento das pessoas e evitando demonstrações de afeto, seja com os pais, amiguinhos, professores etc.

Os pais devem estar muito atentos a essa necessidade de isolamento, sempre buscando conversar com os filhos com calma e identificar com clareza o que está acontecendo.

Cabe também aos professores alertar os pais sobre mudanças no comportamento das crianças, fazendo com que as causas sejam identificadas e solucionadas o mais rápido possível.

Ao notar um ou mais desses sinais de que seu filho pode estar com problemas auditivos, não demore em buscar orientação médica especializada, evitando o sofrimento da criança.

Regrinhas básicas para ter dinheiro sempre. Veja algumas dicas para manter a conta sempre no azul.
Conforto na sala – As melhores sugestões de TVs e sofás para curtir a Copa como você merece!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *