Dicas de ceia réveillon 2019

Réveillon é uma data especial para todos e merece um banquete diferenciado, com pratos típicos para festejar o ano novo que está chegando. A ceia réveillon 2019 não é como a ceia de Natal, que é mais familiar e tem cunho religioso. Na virada de ano, as pessoas viajam, passam a data com amigos e muitas vezes na praia. Tem uma simbologia de sorte, prosperidade, além de desejos para o novo ano.

Para aproveitar a noite junto à família e aos amigos, separamos algumas dicas de ceia práticas e o que não pode faltar na ceia réveillon 2019, seja se você está em Copacabana, em Florianópolis, em Salvador, ou qualquer outra região do país ou do mundo. Vale antecipar que como vivemos em um país tropical, é importante apostar em pratos frescos e leves.
Pratos tradicionais ceia réveillon 2019

Você pode apostar em pratos tradicionais da ceia réveillon 2019 ou então inventar pratos especiais para a data. Confira abaixo algumas dicas:

Lentilha

A lentilha é tradição na ceia de réveillon para atrair riqueza e fartura, segundo a sabedoria popular. Na lista de receitas práticas está a salada de lentilha. O grão leva, em média, 30 minutos para cozinhar em panela normal. Depois de cozido é só adicionar ervas e azeite. Um prato saudável e saboroso. Tem ainda o arroz com lentilha e cebolas fritas, que é basicamente o cozimento dos dois ingredientes e depois a fritura da cebola. Simples e muito saboroso, sendo que também é um ótimo acompanhamento para carnes e peixes assados. Eu posso falar por mim mesmo que adoro lentilha, tanto que sempre fazemos esse prato no final de ano, principalmente quando passamos o réveillon em Balneário Camboriú.

Carne de porco

Segundo a superstição de ano novo, a carne de porco deve ser o prato principal da ceia réveillon 2019. Não é à toa que o pernil suíno é o grande protagonista do cardápio na noite da virada. Para um assado suculento e saboroso, a carne pode ser feita com ervas, especiarias e vinho tinto.

Já o tender é bem simples de fazer e um prato que não pode faltar na ceia das pessoas mais tradicionais. Para uma receita prática é só seguir o passo a passo da embalagem, que costuma vir bem detalhado e explicado. Em resumo, é só cortar, passar o mel e a mostarda, espetar os cravinhos e colocar no forno até dourar. Agora se preferir incrementar, pode fazê-lo com abacaxi e ameixa ou com frutas vermelhas para dar um toque adocicado.

Outro prato delicioso com carne de porco são as bistecas, sejam elas feitas na frigideira ou então assadas na churrasqueira. Acompanhadas de um bom vinho, como esses que você encontra nesse link da adega das Lojas Americanas.

Novamente, posso falar que eu sigo à tradição à risca. Tanto na véspera do ano novo quanto no dia 1º de janeiro, a carne suína se faz presente nas minhas refeições.

Rabanada

A rabanada é principalmente típica na ceia do Natal, mas há quem não dispense da mesa de réveillon. A receita não tem erro, é só molhar o pão de rabanada no ovo, leite e açúcar, fritar e rolar na canela. Existem outras opções mais modernas como a combinação com creme de avelã e ainda a versão light, que usa pão integral e assa ao forno.

Farofa

A farofa está sempre presente na mesa dos brasileiros, seja acompanhando a feijoada, o churrasco ou outros pratos. Na ceia réveillon 2019, dá para incrementar ela sem dar muito trabalho. Tem a farofa clássica, que é feita basicamente com farinha de mandioca e manteiga. Tem a de dendê, que usa farinha de trigo com o azeite, sendo uma ótima pedida para acompanhar com peixes e outros tipos de frutos do mar. Assim como tem a farofa doce, para quem gosta de pratos agridoce, no qual existe até mesmo receita de farofa com banana e coco.

Saladas

Uma salada é sempre uma boa pedida, ainda mais na data do réveillon que costuma fazer muito calor, sendo ideal em pratos leves, refrescantes e fáceis de fazer. Você pode colocar o que quiser na salada, temperar de várias maneiras e ainda colocar frutos do mar, como camarão e lascas de amêndoas. Outra opção é misturar as folhas com tomate cereja e até com queijo parmesão. Eu particularmente adoro saladas que envolvam palmito e você sabia que comprar palmito pela internet pode chegar a ser 20% mais barato do que comprar no mercado, pelo menos com os preços comparados aqui na região de Blumenau. Basta ver os preços no site da Americanas encontrados a partir desse link.

Sobremesa

Na sobremesa, aposte na salada de frutas. O ideal é colocar até seis opções de frutas e cortá-las do mesmo tamanho para o sabor ficar equilibrado. Se colocar maçã, a dica é pingar um pouco de limão para evitar que a fruta escureça. Também é importante ter cuidado redobrado com a permanência da salada de frutas fora da geladeira, pois o calor pode azedar as frutas.

Fonte: www.vidadeturista.com

10 melhores aplicativos gratuitos para Android de 2018
Receita de Pé de moleque com chocolate

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *